inscreva-se grátis para receber as novidades por e-mail!

domingo, 7 de janeiro de 2018

Seguro viagem é obrigatório?


Olá, pessoal!
Estamos de volta para falar sobre viagens e mais precisamente sobre o “Seguro Viagem” ou “Seguro Saúde” que sempre nos é oferecido quando vamos fazer uma viagem ao exterior, principalmente se o teu destino for a América do Norte ou a Europa.
Nesse texto, quero tratar especificamente da Europa por causa do acordo de Schengen. Então, para ser mais exato, não é toda Europa, mas apenas os países que tem o acordo de Schengen em vigor.
Mas o que é o acordo de Schengen?
É uma convenção entre países europeus para abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas. Em torno de 30 países fazem parte desse acordo, incluindo todos da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e outros países que também não fazem parte da UE, como é o caso de Islândia, Noruega e Suíça. É importante consultar a lista de países que assinaram o acordo antes de viajar, afim de saber quais tem fronteira aberta entre si.
Bom, antes de mais nada, não quero aqui desmerecer a importância do seguro viagem por se tratar de um amparo caso haja necessidade. Muita gente viaja sem e acaba precisando, mas não é esse o caso desse texto.
O que vamos discutir aqui é a forma como é vendido o seguro viagem principalmente nas agências de viagens como algo obrigatório, o que de fato constatamos no acordo de Schengen que não é.
E gostaria de deixar claro que estou afirmando não ser obrigatório apenas em países que assinaram o acordo de Schengen. Por isso, é sempre importante pesquisar antes de fazer sua viagem.
No caso de viagens cujo destino seja Portugal ou Itália, você ainda pode optar pelo PB-4 (Portugal) ou IB-4 (Itália). Falarei mais a respeito desses dois em outro texto.
Sei que esse assunto é complexo e provavelmente você pode dizer que conhece ou já ouviu casos de pessoas que foram barradas na imigração por falta do seguro viagem. Sinceramente, eu desconheço, e uma vez que você tenha artifícios legais para provar a não obrigatoriedade do seguro, não motivos para temer.
Minha dica é, antes de viajar, se informe através de email no país onde vai fazer sua imigração se é obrigatório o seguro ou não. Feito isso, imprima a folha e leve contigo em mãos. Caso seja solicitado, apresente a resposta ou o próprio seguro se exigirem o mesmo.
Se ainda tem dúvidas, consulte aqui o acordo de Schengen na íntegra e se quiser pular etapas, vá direto ao Artigo 5 – Condições de entrada para os nacionais de países terceiros: http://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/ALL/?uri=celex:32006R0562

No mais, boa viagem!


"Olá! Se você gosta e curte o nosso conteúdo, dá uma forcinha e se inscreva na nossa pagina no Facebook, nosso canal no youtube e aqui mesmo no blog, salve em favoritos, compartilhem, pois isso é muito importante para nós continuarmos a trabalhar para vocês! Forte abraço! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão moderados, mais a responsabilidade é totalmente de quem comenta!